Receita divulga comunicado sobre abordagem de falsos fiscais


A RFB (Receita Federal do Brasil) divulgou um comunicado para alertar o contribuinte sobre a atuação de falsos fiscais. Eles utilizam termos técnicos e pedem livros contábeis para tentar convencer o empresário de que é alvo de uma fiscalização. Após a encenação eles fingem autuar o estabelecimento e pedem dinheiro para fazerem uma fiscalização menos rigorosa.
Segundo a nota, os fiscais aparecem bem vestidos, portam carteiras funcionais falsas e podem até mesmo utilizar o nome de um servidor da Receita. Em alguns casos eles afirmam ser da Associação de Auditores Fiscais e dizem vender assinaturas ou anúncios em revistas do Fisco.
A Receita esclarece que nenhuma revista ou associação está autorizada a falar em seu nome e que ao ser fiscalizada a empresa recebe o Termo de Início da Ação Fiscal, no qual consta o MPF (Mandado de Procedimento Fiscal) e uma senha. Com essas informações, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e confirmar a natureza e origem da fiscalização, na guia servicos/ fiscalização/consulta.
É importante que o contribuinte, ao certificar-se de que é alvo do golpe, comunique à Polícia Civil ou Federal para que seja registrado o flagrante. Além disso, qualquer valor devido à União deve ser recolhido por meio do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) em qualquer agência bancária, nunca pagos a um servidor.

Fonte: crcsp

Postar um comentário

0 Comentários