Mercosul: 100 novos produtos terão aumento de imposto de importação


LUCIANA COBUCCI
Direto de Brasília
Até abril deste ano, cerca de 100 produtos com tarifa comum de importação para os países membros do Mercosul terão aumento temporário de alíquota. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior determinou a formação de um grupo para definir, até abril, quais serão esses produtos que terão aumento de tarifa.
Segundo representantes da Camex, a crise financeira internacional justifica a manobra adotada pelo Brasil, que visa impedir a entrada em massa de produtos internacionais no mercado latino-americano. De acordo com o secretário-executivo da Camex, Emilio Garofalo Filho, a alta no imposto de importação pode ser de até 12 meses prorrogáveis.
"A Europa em crise tende a importar menos e tentar exportar mais, tem países mudando o comportamento. Todo esse tipo de conjuntura pode exigir de nós uma margem de manobra", afirmou Garofalo.
A determinação da Camex não tem vigência automática nos países membros do Mercosul, que precisam incorporar a medida às suas legislações. A partir da publicação, no Brasil, da resolução, o setor privado poderá enviar suas sugestões de inclusão de produtos no rol de bens que sofrerão aumento de alíquota de importação.

Fonte: not.economia

Postar um comentário

0 Comentários