Fiscalização de balanços pela CVM será mais rigorosa em 2012

Para 2012, segundo ano de obrigatoriedade das IFRS (International Financial Reporting Standards – Normas Internacionais de Contabilidade), a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) promete fiscalizar com maior rigor os balanços das empresas.
O reconhecimento indevido de ativos e a não constituição de provisões para casos de disputas judiciais estarão em destaque. Algumas empresas já foram questionadas sobre tais tópicos em relação aos balanços publicados em 2010. No entanto, até o momento, não foi exigida a republicação de nenhuma demonstração.
De acordo com o diretor da CVM, Alexsandro Broedel, a avaliação do primeiro ano de adoção das IFRS é positiva, porém, ainda é preciso melhorar. Dentre os pontos a serem trabalhados, estão as notas explicativas.
Outros itens que serão analisados com mais atenção são: a nota explicativa sobre receita, a baixa de ativos, a nota sobre partes relacionadas, as premissas usadas para cálculo do ajuste a valor presente, a divulgação sobre provisões e passivos contingente, a clareza das notas sobre instrumentos financeiros, a explicação mais detalhada sobre o ativo imobilizado e as taxas de depreciação usadas por tipo de ativo e o uso da conta de reserva de lucros a realizar.
[Com informações do jornal Valor Econômico, de 13 de dezembro de 2011]

Fonte: crcsp

Postar um comentário

0 Comentários