Rais e Dirf ano base 2010


Artigo de Elinton Marçal*

17/01 - Não são impostos, são apenas declarações, mas todo início de ano é a mesma coisa, os Contadores devem entregar estas obrigações.

A Rais - Relação Anual de Informações Sociais, é como deveriam ser todas as integrações com o Governo, estável e organizada. O layout foi liberado no início de janeiro de 2011, o validador no dia 17 de janeiro, e a última data de entrega é o dia 28 de fevereiro de 2011, sendo que não houve mudanças significativas com relação ao ano anterior. Um Contador bem informatizado vai fazer a entrega com muita facilidade e até com antecedência.

A Dirf - Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte, é uma integração complicadíssima, pois o IR, diferente da maioria dos impostos, é por regime de caixa, não é recolhido pelo mês de referência, mas sim pela data do pagamento, e no caso da folha de pagamento tem que ficar atento, pois é muito comum o pagamento da folha do mês de referencia ser paga no mês subseqüente, ou seja, no quinto dia útil do próximo mês. E a complicação aumenta ainda mais quando existe adiantamento de salário.

Além desta e outras complexidades do cálculo e a composição de valores, o sistema muda todo ano, gerando trabalho dobrado aos Contadores. Este ano a principal inovação é a declaração individualizada dos valores do plano de saúde. A Dirf 2011 exige dados cadastrais das operadoras de saúde, CPF dos dependentes e valores individualizados.

Como a regra do jogo foi mudada nos acréscimos, o Contador novamente terá que lançar informações retroativas, desde dezembro de 2009 no sistema de folha de pagamento para poder integrar com a Dirf 2011.

A Rais e a Dirf tem como última data de entrega o dia 28 de fevereiro de 2011.

por Elinton Marçal, diretor de tecnologia e marketing da SCI Sistemas Contábeis

Postar um comentário

0 Comentários