Por Alessandra Macedo
Em uma aula de marketing do Prof. Franscisco Madia, ouvi a seguinte frase: "Hoje temos dois bolsos para administrar: o do dinheiro e o do tempo". Refletindo, concluo que, atualmente, o tempo é o nosso recurso mais caro... Não temos tempo para nada - é o que falamos. Por isso, preparei aqui três dicas para conseguir um melhor rendimento no dia a dia.
Questionar e simplificar
O fato de algo ser feito sempre da mesma forma não significa que ela seja a melhor maneira de fazê-lo. No dia a dia corporativo, diante de imprevistos, adicionamos novas etapas a um processo ou alteramos seu ciclo. Com isso, um procedimento que era simples torna-se complexo. A sugestão é, temporariamente, questionar a execução das tarefas rotineiras, indagar por que fazê-las daquela maneira, se todas as etapas são necessárias, enfim, tentar simplificar e ganhar agilidade.
Há vida depois das 18h
Pois é, caro empresário contábil, estudos acadêmicos mostram que atividades fora do mundo corporativo proporcionam um melhor rendimento. Sabemos que existem épocas que são extremamente tensas e a quantidade de trabalho é enorme, como na época do IRPF, por exemplo. Então, quando esses períodos se encerram, planeje e busque uma atividade, um hobby, algo que enriqueça a vida fora do trabalho. A consequência virá, naturalmente, com um melhor rendimento em todos os setores da sua vida.
Oxigene o cérebro
Você chegou cedo ao escritório, jogou-se ao trabalho sem parar sequer para almoçar e, apesar disso, no fim da tarde você continua com muito trabalho e conclui que o seu dia não rendeu? O seu cérebro pode estar estressado.
A neurociência esclarece: "O estresse prolongado produz níveis elevados de cortisol. Como resultado, explica Howard*, o hipocampo - onde a memória é armazenada - se retrai, reduzindo a produção de neurônios e afetando a memória, os sentimentos e outras funções mentais". Resumindo, o seu rendimento cai à medida que o estresse aumenta. Portanto, faça pausas, levante da cadeira, ande, vá tomar uma água, ou seja, desligue-se por alguns minutos do trabalho que está realizando. Dê uma oxigenada no seu cérebro. Ele precisa disso para retomar a habilidade de pensar com clareza.
* HOWARD, Pierce. In: FOX, Adrienne. O Cérebro no trabalho. Disponível em: http://www.revistamelhor.com.br/textos/245/artigo223269-1.asp
0 Comentários