Empreendedorismo é tema de palestra na PUC-SP


 
 
Gilioli apresenta os palestrantes
  
 
 
Cocurullo: "Profissional da Contabilidade é empreendedor por natureza"
  
 
 
Marcia Ruiz Alcazar: Contabilidade tem aplicação em todos os setores da economia
  
 
 
DaNNilu abre a palestra com show eclético
  
Em comemoração ao dia do Contador, celebrado em 22 de setembro de 2012, o CRC SP e a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) realizaram a palestra “Empreendedorismo e as Perspectivas da Profissão Contábil”. O evento ocorreu no Tuca (Teatro da Universidade Católica de São Paulo), em 26 de setembro de 2012. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP, Marcia Ruiz Alcazar, e o Auditor e consultor contábil, Antonio Cocurullo, falaram sobre os desafios e oportunidades para estudantes de Contabilidade.
O conselheiro e membro da Comissão CRC SP Jovem Adriano Gilioli apresentou os palestrantes e parabenizou os futuros profissionais pelo Dia do Contador. Gilioli destacou que é preciso mais do que possuir conhecimentos técnicos para o exercício da profissão contábil: “é preciso aperfeiçoar-se continuamente e buscar ferramentas que irão auxiliá-lo em sua trajetória profissional. Este é o principal objetivo da Comissão e do CRC SP”.
O chefe do departamento de Ciências Contábeis, professor Adhemar Apparecido De Caroli, ressaltou a importância do evento. “As atividades realizadas fora da faculdade são essenciais para o crescimento e desenvolvimento profissional do estudante”, destacou o professor. A abertura contou ainda com o show do cantor DaNNilu, que trouxe um repertório diversificado.
A vice-presidente Marcia ressaltou a importância de despertar o empreendedorismo nos estudantes: “nós vivemos em um País em a maior parte da empregabilidade vem do empreendedorismo. Qualidades como criatividade, visão de futuro, habilidade para enfrentar desafios são características cujo desenvolvimento é fundamental para atuar num segmento que garante a empregabilidade de toda uma nação”.
Em sua exposição, Alcazar falou aos estudantes sobre a necessidade de valorização da profissão e deu exemplos de como encontrar oportunidades em meio às dificuldades. “Existem oportunidades de emprego em todos os segmentos econômicos para o Profissional da Contabilidade que possui versatilidade para atuar em qualquer área. Exige atualização constante e dedicação, mas oferece em troca uma carreira longa e sustentável”.
Segundo Antonio Cocurullo, o empreendedorismo, apesar de frequentemente associado à abertura de novas empresas, pode ser aplicado também a um negócio já existente, por meio da inovação. O professor afirmou que para ter sucesso na profissão, o Profissional da Contabilidade deve ser empreendedor e, acima de tudo, ético. “Devemos ser empreendedores do bem, criar coisas que terão valor para outras pessoas e tragam benefícios para a sociedade”.
Dedicação, criatividade, determinação e capacidade de tomar decisões e implementar idéias são algumas das qualidades destacadas por Cocurullo como fundamentais na profissão.  “Também é preciso saber planejar e assumir riscos calculados para ter sucesso e alcançar objetivos”, concluiu.
Ao final das palestras os estudantes fizeram o juramento do Profissional da Contabilidade e se comprometeram a pautar suas condutas pelos princípios éticos e morais que norteiam a profissão.

Postar um comentário

0 Comentários