Além do interesse do produto ou serviço, o cliente espera agilidade e honestidade da sua equipe de vendas
Camila Lam
O cliente nem sempre sabe o que quer, e muitas vezes, cabe ao vendedor o papel de ajudĂĄ-lo a descobrir. Sim, existem clientes difĂceis que parecem ter como missĂŁo complicar a vida de quem estĂĄ do outro lado do balcĂŁo. Entretanto, vendedores e pequenos empresĂĄrios precisam entender que a venda de um produto ou serviço nĂŁo significa que a missĂŁo estĂĄ cumprida.
Independente da ĂĄrea de atuação da sua pequena empresa, o treinamento da equipe Ă© essencial para que a imagem da sua marca nĂŁo seja arranhada e que a propaganda boca a boca tenha efeito, de forma positiva. âAs empresas precisam pensar que o cliente quer ser surpreendidoâ, afirma Diego Maia, presidente do Grupo CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas).
Com a ajuda de Carlos Cruz, diretor do IBVendas, e Maia, Exame.com listou quatro coisas que os clientes esperam da sua empresa.
1. Respeito
O primeiro contato Ă© crucial. O vendedor estĂĄ falando em nome da empresa e, por mais que o cliente esteja em um dia ruim, as boas maneiras devem ser mantidas. Coloque-se no lugar do cliente e lembre-se de que atitudes grosseiras podem afastar qualquer tipo de pessoa. âTodo mundo gosta de ser bem tratadoâ, afirma Maia.
Para Cruz, deduzir o que o cliente quer antes mesmo de escutar o que ele estĂĄ buscando Ă© uma armadilha. âNĂŁo subestime o potencial do clienteâ, afirma ele.
2. Agilidade
Quando a preguiça do vendedor Ă© tĂŁo evidente que o prĂłprio consumidor tem que ir atrĂĄs do que ele precisa, tem alguma coisa errada. Ser proativo, entretanto, nĂŁo Ă© despejar informaçÔes e inĂșmeras opçÔes de produtos. Foque na solução e ajude o cliente a entender o que ele quer e o que vai comprar. "SĂł nĂŁo vale tentar empurrar coisas que nĂŁo tem nada a verâ, conta Cruz.
O atendimento foi todo perfeito, mas se em outras etapas da compra ou da prestação de serviços, a demora interferir a ponto de o cliente cogitar desistir da compra, tudo terĂĄ sido em vĂŁo. âOs processos nĂŁo podem demorarâ, afirma Maia. Para isso, Ă© preciso que o empreendedor adote medidas ou invista em softwares que auxiliem o momento da venda.
3. Criatividade
NĂŁo use o mesmo discurso para todos. Aquela velha histĂłria de que o produto Ă© perfeito para vocĂȘ Ă© um clichĂȘ que nĂŁo agrada ninguĂ©m. âVendedor tem que focar na solução e saber fazer perguntasâ, afirma Cruz.
O ideal, de acordo com o especialista, Ă© sugerir atĂ© trĂȘs opçÔes que atendam Ă necessidade do cliente. âFuja do script, porĂ©m conecte-se Ă realidade do clienteâ, completa Cruz.
4. Credibilidade
ConsistĂȘncia no discurso e na prĂĄtica Ă© o que leva uma empresa a ter credibilidade no mercado, com seus fornecedores e clientes. Por isso, se o dono do negĂłcio age de maneira que contraria os valores que ele expĂ”e no slogan da loja, por exemplo, nem sua equipe de funcionĂĄrios o respeitarĂĄ.
O cliente precisa confiar no serviço e produto que estå comprando e o responsåvel por essa ponte é o vendedor, que deve fazer com que a credibilidade da empresa não seja colocada em risco.
Ao omitir uma informação, sĂł para que a venda seja realizada, o vendedor estarĂĄ colocando a imagem da empresa, do dono do negĂłcio e atĂ© mesmo do que ele acabou de vender em risco. âSe um vendedor falta com a verdade ou mente, isso pode ser catastrĂłficoâ, afirma Maia.
Caso o vendedor nĂŁo tenha a informação que o consumidor necessita, a sinceridade Ă© o Ășnico caminho. âQuero me certificar de que nĂŁo lhe darei uma informação erradaâ Ă© uma das frases que ele gostaria de escutar.
Fonte: ExameAs matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma
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